MONUMETNO EM HOMENAGEM A POPULAÇÃO NEGRA DE JARAGUÁ DO SUL, INAUGURADO NESTA MANHÃ DE 19 DE DEZEMBRO AS 10 HORAS COM A PRESENÇA DO PREFEITO MUNICIPAL E REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NEGRA DE JARAGUÁ DO SUL – SC

foto

 

População negra ganha monumento no centro de Jaraguá

20 de dezembro de 2016 as 06:00h por Natália Trentini

Mais um passo foi dado pela comissão de resgate da história e cultura da população negra de Jaraguá do Sul para garantir reconhecimento na memória e narrativa jaraguaense. Ontem foi inaugurada uma placa em reconhecimento ao trabalho e contribuição dos negros para o desenvolvimento da cidade, desde a chegada dos primeiros canoeiros ao lado do fundador da cidade, Emílio Carlos Jourdan, em 1876. O monumento fica na Praça 7 de setembro, na avenida Getúlio Vargas.

foto2

Apesar da simplicidade, a placa tem uma grande representatividade, afirma o presidente da comissão Francisco Alves. “É o primeiro e por isso é bem marcante. Iniciamos a um ano e pouco a comissão com o trabalho de fazer o livro, e com isso estamos ganhando visibilidade. Em resumo, o que importa é o reconhecimento”, destaca Alves.

foto3

Defendendo o papel de todas as etnias para a construção da cidade, apesar de reconhecer que a população negra, historicamente, recebeu pouco espaço, Alves destaca que manter a cultura é importante para o desenvolvimento da cidade. “Outro monumento que sugeríamos a um mirante no Morro Boa Vista, berço da colonização negra, e que poderia trazer um impulso ao turismo”, completou.